Agência Panafricana de Notícias

BAD apoia gestão de recursos hídricos no Sara e no Sahel

Tripoli- Líbia (PANA) -- O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) doou um milhão e 228 mil euros (um milhão e 518 mil dólares americanos) ao Observatório do Sara e do Sahel (OSS) destinado ao financiamento dum projeto regional de gestão dos recursos hídricos, refere um comunicado transmitido à PANA em Tripoli.
O acordo de doação foi assinado no fim de semana em Túnis, pelo diretor da Facilidade Africana da Água (FAE/BAD), Ali Kies, e pelo administrador provisório encarregue do secretariado executivo do OSS, Chedli Fezzani.
Concedido pelo programa da FAE/BAD, o financiamento deverá servir para o projeto "Gestão Integrada e Concertada dos Recursos Hídricos dos Sistemas Aquíferos de Iullemden, Taoudéni/Tanezrouft e do rio Niger (GICRESAIT)".
O projeto GICRESAIT abrange sete países, designadamente a Argélia, o Benin, o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e a Nigéria.
Com este financiamento, indica o texto, o Observatório conta estender os acervos do projeto do Sistema Aquífero de Iullemeden (SAI) inicialmente partilhado pelo Mali, pelo Níger e pela Nigéria, a todo o sistema hidrográfico formado pelas águas subterrâneas (aquíferos do Iullemeden e do Taoudeni/Tanezrouft) e pelas águas superficiais (rio Níger) da sub-região.