Agência Panafricana de Notícias

BAD apoia Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Donald Kaberuka, prometeu ajudar o Tunísia que promulgou sexta-feira a sua nova Constituição, indica um comunicado transmitido à PANA.

Assistindo sexta-feira à cerimónia solene da promulgação da nova Constituição da Tunísia, Kaberuka prometeu o apoio do BAD a este país magrebino, de acordo com o comunicado.

"Para além da celebração partilhada, o BAD deseja manifestar o seu apoio decidido à Tunísia nesta fase histórica e saudar calorosamente o seu povo e os seus dirigentes pela adoção, através do diálogo e consenso, da sua nova Constituição, bem como pela nomeação de um novo Governo", enfatizou.

Neste comunicado, o BAD exprime "o seu orgulho" depois da nomeação no Governo de Mehdi Jomaa de dois dos seus quadros "mais competentes", designadamente: Abdelhakim Ben Hammouda e Lassad Lachaal, respetivamente ministro da Economia e Finanças e ministro da Agricultura.

Para Kaberuka, estes eventos são "boas notícias para a Tunísia e para África e elas vão contribuir para a restauração da confiança dos operadores económicos no interior e no exterior do país".

Relativamente aos desafios da recuperação económica e da estabilidade política e social, "o BAD continua totalmente confiante nas capacidades do país a enfrentá-los e reitera a sua vontade de prosseguir o seu apoio à Tunísia durante este período rico de promessas", segundo o comunicado.

Ele considera que um diálogo "regular e de alto nível" vai permitir às autoridades tunisinas e ao BAD manterem uma parceria ambiciosa e duradoura, depois deste período de transição, para acompanhar a evolução da Tunísia para um crescimento mais inclusivo.

Desde janeiro de 2011, data da mudança de regime na Tunísia, o BAD desembolsou cerca de um bilião e 492 milhões de dólares americanos a favor deste país da África do Norte para novos projetos e programas. Este apoio eleva o número de todos os seus compromissos desde 1967 a mais de oito biliões de dólares americanos, fazendo assim da Tunísia o segundo beneficiário histórico da instituição.

-0- PANA BB/TBM/IBA/CJB/DD 07fev2014