Agência Panafricana de Notícias

Avião proveniente da Líbia viola espaço aéreo da Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - O Ministério tunisino da Defesa denunciou quarta-feira que um avião proveniente da Líbia violou o espaço aéreo da Tunísia antes de ser intercetado por um caça da força aérea tunisina que foi o forçou a retroceder.

Segundo o porta-voz do Ministério, coronel-maior Belhassen Oueslati, a aeronave intrusa, que não tinha qualquer sinal de identificação, foi visto por radares das Forças Armadas tunisinas a mover-se do território líbio para as fronteiras sudeste da Tunísia, voando a três mil metros de altitude e a uma velocidade de 660 km/h.

A sua interceção pelo caça obrigou-o a deixar o espaço aéreo tunisino no qual se encontrava a uma profundeza de quatro quilómetros, precisou, acrescentando que as autoridades tunisinas irão notificar a parte líbia desta violação através dos canais diplomáticos.

Aviões líbios aproximaram-se recentemente da fronteira tunisiana durante os confrontos entre milícias rivais, mas esta é a primeira vez que uma aeronave entra no espaço aéreo da Tunísia.

Como medida preventiva, a Tunísia reforçou a vigilância da sua fronteira com a Líbia de mais 450 km de extensão, receando possíveis repercussões ou agravação da situação caótica neste país vizinho.

-0- PANA BB/BEH/DIM/IZ 02abril2015