Agência Panafricana de Notícias

Avião embate numa ave e fica impedido de voar em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O avião da companhia aérea cabo-verdiana (TACV) que, sábado passado, chocou com uma ave ao aterrar no aeródromo de São Filipe, na ilha cabo-verdiana do Fogo, teve de ficar estacionado no local, uma vez que o impacto provocou danos num dos hélices do aparelho, impossibilitando a sua deslocação à cidade da Praia, a capital.

Fonte autorizada indicou, no entanto, que ninguém ficou ferido em consequência do impacto da ave (galinha do mato) com o aparelho, um “ATR -72”, com capacidade para 72 passageiros, que fazia a ligação Cidade da Praia/São Filipe.

A fonte da TACV citada pela agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress) disse não haver ainda uma data previsível para o aparelho deixar a ilha do Fogo, já que a empresa não dispõe da peça danificada em stock, sendo necessário encomendar no exterior, o que poderá demorar alguns dias.

Até que o aeronave esteja em condições e seja autorizada a voar de novo, a TACV vai recorrer aos aviões duma companhia aérea privada para assegurar as ligações Praia-São Filipe-Praia, uma das linhas mais movimentadas do arquipélago.

Nas proximidades do aeródromo de São Filipe é visível a presença de um número significativo desta espécie de ave, conhecida também por galinha d`angola ou galinha-da-guiné, mas esta é a primeira vez que se regista um impacto com uma aeronave.

A galinha-do-mato (Formicarius colma) é uma espécie de ave da família Formicariidae que se encontra em quase todas ilhas do arquipélago de Cabo Verde, onde a sua carne é muito apreciada pela população.

-0- PANA CS/IZ 07 abril2014