Agência Panafricana de Notícias

Aviação civil pede investigação sobre foguete disparado sobre aeroporto da capital líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A Autoridade de Aviação Civil de Benghazi (AACB), no leste da Líbia, pediu ao procurador-geral da República a abertura de uma "investigação séria" sobre os repetidos ataques contra o aeroporto de Maitigua, arredores da capital Trípoli, após a queda de um foguete quinta-feira que atingiu um avião e danificou a pista e uma sala de passageiros.

Num comunicado divulgado sexta-feira, a AACB condena o que considera de "agressão pelos fora-da-lei representados por grupos armados" contra o aeroporto internacional de Maitigua, danificando um avião da companhia Libyan Airlines e algumas instalações do aeroporto.

A AACB indica que um tal comportamento "atenta conta a segurança pública", pondo em perigo a segurança e a vida dos viajantes, dos residentes nos arredores do aeroporto para criar a instabilidade e aumentar a violência.

Os serviços da AACB pediram que tudo seja feito para levar os responsáveis desse crime à Justiça.

Homens armados não identificados dispararam um foguete, na manhã de quinta-feira, contra o aeroporto de Maitigua, atingindo um avião Airbus 320 que se preparava para descolar. O projétil danificou os vidros e o teto do terminal do aeroporto, sem no entanto fazer vítimas.

Regularmente, o aeroporto de Maitigua, o único que opera na capital após o fecho em 2014 do aeroporto de Trípoli na sequência de confrontos entre grupos armados, é alvo de ataques de milícias rivais.

-0- PANA BY/BEH/DIM/IZ 22abril2018