Agência Panafricana de Notícias

Aviação Civil reformula plano de segurança aeroportuária de São Tomé

 

 

São Tomé, São Tomé e Príncipe- (PANA) – O Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) implementa um plano de segurança aeroportuária com uma presença permanente de peritos, durante o check-in, em voos com destino à Europa, soube a PANA de fonte oficial na cidade da Praia.

“Sabem que, depois dos acontecimentos de 11 de Setembro de nos Estados Unidos da América, somos chamados a reforçar o esquema de segurança”. Disse Mauro Sousa, presidente do conselho da Administração do INAC (instituto nacional de aviação civil).

Na semana finda, a equipa do INAC centrou o seu trabalho sobretudo no controlo de bagagens de porão e a bordo, e a operação impediu vários quilos de cargas ilegais para a Europa.

“A cultura de segurança é uma questão que não podemos deixar apenas para a ENASA (Empresa Nacional de Segurança Aeroportuária) e nós, as Companhias Áreas todas, devemos dar o nosso o melhor”, frisou.

Acrescentou que o Aeroporto Internacional de São Tomé e Príncipe regista anualmente cerca de 11 mil passageiros, em virtude de quatro voos semanais de ligação à Europa e aos países da sub-região africana.

"No entanto, se aperfeiçoarmos melhor a segurança, damos garantias aos turistas que nos visitam, tendo em conta que o Turismo é uma aposta do Governo”, afirmou Osvaldo Abreu, ministro das Obras Públicas e Recursos Naturais e Ambiente.

Para melhor testar os novos parámetros de segurança exigidos pelo ICAO (aviação civil internacional), peritos em navegação aérea dos países africanos de língua portuguesa, designadamente Angola, Cabo Verde, Moçambique e Guiné-Bissau, além do anfitrião São Tomé e Príncipe, estão reunidos na cidade capital santomense.

Segundo Luis Moço, representante da Conferencia da Aviação Civil Europeia, serão apresentados vários modelos e experiências dos países avançados, para que cada Estado possa dotar melhor seus setores.

-0- PANA RMG/DD 20maio2019