Agência Panafricana de Notícias

Autoridades sanitárias nigerianas advertem contra paracetamol

Lagos- Nigéria (PANA) -- As autoridades sanitárias nigerianas notificaram as populações da descoberta duma falsa marca de xarope de paracetamol que pode causar problemas renais e morte de crianças.
A descoberta foi anunciada terça-feira numa declaração entregue pelo Ministério da Saúde do Estado de Lagos, no sudoeste do país.
Na declaração, o Ministério afirma estar a colaborar com a Agência Nacional de Alimentação, Adiministração e Controlo de Medicamentos (NAFDAC) para efectuar investigações sobre esta descoberta.
Esta marca particular de paracetamol não foi identificada, mas o comissário para a Saúde do Estado de Lagos, Jide Idris da NAFDAC, aconselhou o público a evitar o uso de todas as marcas de xarope de paracetamol enquanto se aguarda pelos resultados do inquérito da NAFDAC.
Ele aconselhou igualmente as instituições sanitárias a ficar vigilantes e a controlar os petizes que, nos hospitais, apresentam sintomas de insuficiência renal.
No ano passado, várias dezenas de crianças morreram no país depois de terem utilizado um falso xarope de paracetamol denominado "My Pikin".
O xarope foi depois proibido e a empresa, instalada em Lagos, encerrada enquanto se espera pelos resultados do inquérito da NAFDAC.