Agência Panafricana de Notícias

Autoridades reagem a massacre nas estradas do Uganda

Kampala, Uganda (PANA) – As autoridades ugandesas estão determinados a lutar contra a série de acidentes de viação que fizeram dezenas de mortos, nas últimas semanas.

A YY Coaches e a Courier Services Company, duas empresas  de transportes cujos veículos estão entre os mais visados, decidiram  marcar uma pausa, terça-feira, nas suas atividades para rever o seu funcionamento.

A primeira tem uma frota de mais de cinco autorcarros e esteve implicada em quatro acidentes na duas últimas semanas.

No acidente mais grave, um dos seus autocarros fez ultrapassagem imprópria e embateu contra um táxi suburbano, matando os 10 passageiros que seguiam a bordo deste último.

Num outro acidente, ocorrido na semana passada, duas pessoas morreram imediatamente e 42 outras ficaram feridas, na sequência do capotamento de um autocarro, enquanto nos dois outros acidentes, os autocarros da companhia atropelaram duas pessoas em incidentes separados ocorridos no fim de semana.

Em todos estes incidentes, a responsabilidade foi imputada aos motoristas da Yy Coaches.

Num outro acidente mais trágico ainda que ocorreu, há uma semana, um camião-cisterna embateu contra um táxi suburbano, na parte oeste do país, antes de se inflamar, matando 19 pessoas.

A maioria das vítimas estavam nas suas casas situadas perto da estrada. As chamas destruíram igualmente os veículos implicados.

O Presidente Yoweri Museveni exigiu que o proprietário do camião-cisterna indemnizasse as famílias dos mortos e dos feridos, e o Governo prometeu lutar contra esta matança nas estradas do país.

A Polícia reforçou as patrulhas rodoviárias, vigiando as autoestradas para detetar os automobilistas infratores e os que circulam sem licença de condução.

Comentando a decisão da YY Coaches de suspender as suas atividades por um dia para reexaminar as suas operações, o porta-voz da Polícia, Fred Enang advertiu que “o erro já não será permitido nas nossas estradas".

"Ou põem ordem no vosso trabalho ou vamos fazê-lo no vosso lugar”, exortou.

-0- PANA EM/MA/NFB/BEH/MAR/IZ 26ago2019