Agência Panafricana de Notícias

Autor de genocídio rwandês extraditado de França para Bélgica

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Um cidadão rwandês, Fabien Neretse, refugiado político em França, foi extraditado terça-feira para a Bélgica onde uma queixa foi depositada contra ele por participação no genocídio de 1994, soube-se de fonte oficial.

Segundo o juiz Jean Coumans, responsável da instrução do dossiê e que encontrou testemunhas rwandesas, Fabien Neretse é acusado de ter participado em abril de 1994 no assassinato duma mulher belga, Claire Beckers, do seu marido rwandês e da sua filha perto duma barragem quando a família tentava entrar na base da Missão da ONU no Rwanda (MINUARD).

Fabien Neretse teria participado no assassinato de 10 outras pessoas, segundo as testemunhas citadas pelo juiz encarregue da instrução.

Antigo diretor do Gabinete do Café do Rwanda em Ruhengeri, Fabien Neretse, detido em França com base num mandado de captura internacional lançado pela Bélgica, estará presente no Tribunal de Apelação de Bruxelas no quadro da lei de competência universal em virtude da qual um estrangeiro pode ser julgado na Bélgica por crimes contra a humanidade cometidos no estrangeiro.

-0- PANA AK/SSB/IBA/MAR/TON 1set2011