Agência Panafricana de Notícias

Atletas cabo-verdianos submetem-se a controlo antidoping

Praia, Cabo Verde (PANA) – A Organização Nacional Antidoping de Cabo Verde (ONAD-CV), recentemente institucionalizada no país, anunciou-segunda-feira, já ter iniciado o controlo dos atletas a nível nacional, apurou a PANA de fonte segura.

O presidente deste organismo, Emanuel Passos, considera que esta iniciativa representa um marco enorme para a ONAD-CV, por ser a primeira operação de controlo antidoping a ser realizada em Cabo Verde.

Em comunicado de imprensa, Passos deu a conhecer que, para se proceder “à realização de tais controlos, a organização conta com a parceria das agências de doping, como a ORAD, ADOP e AMA”.

A ONAD-CV afigura-se como uma organização pública de natureza especial e a sua criação tem por objetivo primordial é livrar de doping o desporto em Cabo Verde, acrescentou.

Com esta iniciativa, pretende-se, igualmente, impulsionar, de forma ativa, a igualdade e a saúde nas competições, disseminando, ao mesmo tempo, a ética e os valores do jogo limpo em todas as manifestações desportivas.

No desempenho das suas funções, cita o comunicado, a ONAD-CV tem agendadas várias ações de controlo do doping a atletas que competem a nível nacional e representam Cabo Verde a nível internacional.

A ONAD-CV tem também definida a prevenção, através da educação e sensibilização, como prioridade, ainda que a realização do controlo antidoping também faça parte da sua missão.

Neste sentido, a ONAD-CV tem vindo a realizar uma série de palestras, em diversos pontos do país, sobre “Educação e Sensibilização à Dopagem no Desporto”, destinados a atletas e dirigentes de diferentes modalidades desportivas.

O presidente da ONAD-CV, Emanuel Passos, promete trabalhar, sobretudo, na prevenção repreensiva e educativa, no decurso deste ano de arranque, para que os atletas passem a conhecer a legislação antidopagem, de forma a que ganhem o gosto pelo jogo limpo, apostando na construção de “verdadeiros campeões”.

Ele sublinhou que a organização foi criada não só para proteger os atletas, mas também para fazer com que o país esteja em conformidade com as leis internacionais nesta matéria.

-0- PANA CS/DD 29nov2017