Agência Panafricana de Notícias

Atleta queniana pulveriza recorde de corrida em Ottawa

Nairobi, Quénia (PANA) - Gladys Cherono do Quénia bateu no fim de semana o recorde da corrida dos 10 quilómetros do Label Gold Race da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em Ottawa, no Candá, anunciou a instância internacional dirigente do atletimo mundial.

O melhor tempo de Cherono em 30 minutos, 56 segundos por uma noite ventosa foi suficiente para bater o recorde de 31:21 estabelecido pela sua compatriota Mary Keitany, um ano antes.

Esta vitória permite a Cherono ganhar oito mil dólares americanos além de dois mil dólares americanos pelo recorde do percurso e dois mil dólares suplementares por ter sido a primeira atleta, homem ou mulher, a ultrapassar a linha de chegada numa "competição mista" especial.

As mulheres iniciaram a partida três minutos, 25 segundos antes e nenhuma atleta conseguiu apanhar Cherono.

Em masculinos, o recorde 2009 de curso estabelecido por Deriba Merga da Etiópia, que foi de 27:24, ainda não foi batido.

Nicholas Bor do Quénia venceu a corrida com um tempo de 27 minutos 55 segundos com dois segundos de avanço sobre o seu compatriota Simon Cheprot, que terminou no segundo lugar.

-0- PANA SEG/ASA/IS/MAR/IZ 25maio2015