Agência Panafricana de Notícias

Ativistas manifestam-se contra morte cometida por Exército na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA)  - As forças da Polícia Antimotim  dispersaram quarta-feira, em Nouakchott, uma manifestação para reclamar pela “Justiça para Abass Diallo”, um jovem abatido por uma patrulha do Exército perto de Mbagne, constatou a PANA no local.

A localidade de Mbagne fica a 400 quilómetros sudeste da capital mauritana, Nouakchott, e o incidente ocorreu na noite de 27 de maio último.

Neste período de pandemia do coronavírus (covid-19), os manifestantes reprimidos pela Polícia marchavam em pequenos grupos.

Eles usavam máscaras e telas de cor vermelha, em sinal de protesto contra os disparos mortais e gritaram “justiça para Abass Diallo”, antes de serem violentamente reprimidos no centro da cidade, perto do Ministério da Justiça. 

Esta manifestação aconteceu após uma campanha na imprensa social através da qual ativistas da Diáspora  e militantes no local mobilizaram os Mauritanos  para os levar exibir o vermelho através do seu estatuto, em protesto contra o incidente  na origem da morte de Abass Diallo.

Após este grave incidente, a justiça foi solicitada e um procurador ordenou a abertura de um inquérito preliminar cujos resultados ainda não foram divulgados.

-0- PANA SAS/IS/FK/IZ 10junho2020