Agência Panafricana de Notícias

Ativistas criticam ação de Governo tunisino contra manifestantes

Túnis, Tunísia (PANA) - O presidente do Fórum tunisino para os Direitos Económicos e Sociais, Masoud Romdhani, considerou negativo "o tratamento dos últimos movimentos de protestos" por parte do Governo.

Falando terça-feira durante uma reunião consultiva do Ministério tunisino das Relações com as Instâncias Constitucionais, Romdhani afirmou que "o Governo deve deixar de classificar os movimentos pacíficos na categoria dos movimentos conspiradores".

O Fórum advertiu há muito tempo contra consequências dum orçamento que "não toma em conta os interesses das classes populares, porque os resultados serão catastróficos", acrescentou Romdhani.

Por seu turno, o presidente da Rede Euromediterrânica dos Direitos Humanos, Rami Slaihi, considerou que "o tratamento de segurança dos últimos eventos na Tunísia foi exagerado".

Segundo ele, os anúncios feitos pelo Governo a favor das categorias sociais pobres "não são capazes de resolver os problemas em profundidade".

Salihi falava numa declaração à imprensa, no termo duma audiência com o ministro tunisino das Relações com as Instâncias Constitucionais Mehdi Ben Gharbia.

Qualificou de "anárquicas" as detenções efetuadas contra os manifestantes que protestavam contra o custo de vida e o aumento dos preços.

-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/IZ 17jan2018