Agência Panafricana de Notícias

Ativista tunisino vence Prémio Andrei Sakharov

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Parlamento Europeu atribuiu o Prémio Andrei Sakharov para a Liberdade do Espírito para o ano de 2011 ao ativista tunisino Mohamed Bouazizi, na origem da revolução no seu país que destituiu o Presidente Zine El Abidine Ben Ali, e a dois outros laureados africanos.

Mohamed Bouazizi, jovem comerciante ambulante, foi morto a 4 de janeiro depois de se imolar com fogo a 17 de dezembro passado na sequência do confisco da sua mercadoria por uma polícia que o agrediu.

Este incidente desencadeou uma série de motins que conduziram à destituição do regime do Presidente Ben Ali, antes de se alargar ao Egito e à Líbia com as mesmas consequências para os regimes nestes dois países.

O Parlamento Europeu, reunido em sessão plenária quinta-feira em Estrasburgo, em França, premiou igualmente a Egípcia Mahfouz, ativista dos direitos humanos, e o Líbio Ahmed al-Sanussi, que passou 31 anos na prisão após um atentado frustrado contra o coronel Muamar Kadafi.

Dotado duma recompensa de 50 mil euros, o Prémio Sakharov será entregue aos laureados durante uma cerimónia solene no Parlamento Europeu em dezembro próximo.

-0- PANA AK/JSG/FK/TON 28out2011