Agência Panafricana de Notícias

Ativista social liberto sob caução na Gâmbia

Banjul, Gâmbia (PANA) – Um ativista social gambiano, Sait Matty Jaw, detido na semana passada pela Agência Nacional Gambiana da Informação (NIA), foi liberto sob caução, soube a PANA segunda-feira de fontes próximas da sua família.

No entanto, cidadãos ganense e nigeriano detidos ao mesmo tempo que Jaw, continuam presos, de acordo com as fontes.

Assessor administrativo na Universidade da Gâmbia (UTG), Jaw é um ativista social bem conhecido e um defensor da igualdade social e económica, mas foi capturado na semana passada no seu local de trabalho na UTG e não foi revisto desde então.

A sua detenção, que se segue a um trabalho de pesquisa sobre a governação e a corrupção na Gâmbia, no qual colaboraram os dois estrangeiros, foi condenada em geral pela imprensa social.

A Amnistia Internacional (AÍ), organização internacional de defesa dos direitos humanos, indicou que a censura pela Gâmbia da dissidência teve um efeito devastador e paralisante sobre os defensores dos direitos humanos, jornalistas e militantes políticos, visados de forma contínua unicamente por exercerem o seu direito à liberdade de expressão.

-0- PANA MSS/SEG/AKA/JSG/FK/DD 18nov2014