Agência Panafricana de Notícias

Ativista enaltece melhoria de direitos humanos em África

Dakar, Senegal (PANA) – O presidente da Rede Africana das Instituições Nacionais dos Direitos Humanos (INDH), Ahmed Herzenni, afirmou esta sexta-feira em Dakar ter havido melhorias, há alguns anos, na situação dos direitos humanos na maioria dos países africanos.

« É imperioso reforçar o compromisso das instituições nacionais africanas e aumentar a sua participação e a sua eficácia a nível regional », declarou o ativista africano durante um seminário da INDH para a África Ocidental e Setentrional.

Herzenni indicou que a rede africana dos direitos humanos tem por missão encorajar e apoiar a instalação de INDH credíveis e conformes aos princípios da Declaração de Paris.

Ele afirmou que a elaboração dos mecanismos regionais é um passo para a evolução dos direitos humanos no continente.

Segundo ele, a parceria é benéfica para a promoção e proteção dos direitos humanos em África, defendendo que as instituições nacionais devem trabalhar conjuntamente para restaurar o Estado de Direito.

Herzenni insistiu na importância de os sistemas regionais e nacionais dos direitos humanos coexistirem mutuamente a fim de garantir o respeito, a proteção e a promoção efetiva dos direitos e das liberdades fundamentais.

O presidente da INDH sublinhou a necessidade de reforçar a sua cooperação e de consolidar as suas relações, explorando cada vez mais as inúmeras oportunidades que a sua aliança oferece.

-0- PANA DOU/AAS/FK/IZ 18março2011