Agência Panafricana de Notícias

Atentado contra igreja faz pesadas baixas na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – O atentado perpetrado domingo por dois comandos suicidas contra a sede da Igreja do Cristo na Nigéria (COCIN) em pleno culto, em Jos, no centro do país, terá feito vários mortos e feridos, segundo testemunhas oculares.

Os dois comandos suicidas que estavam a bordo duma viatura armadilhada invadiram o templo e acionaram a bomba que transportavam, tendo um deles morrido no local, ao passo que um segundo, que sobreviveu, foi linchado à morte por fiéis furiosos.

Após a instalação do cordão de segurança pela Polícia em torno da igreja, os socorristas intervieram para evacuar as vítimas cujo número ainda não foi determinado.

Apesar de ninguém ter reivindicado o ataque, tudo leva a crer que foi obra da seita islamita Boko Haram, que intensificou recentemente os seus ataques, na sequência da detenção de vários dos seus altos responsáveis.

Supostos islamitas lançaram, sexta-feira à noite, explosivos num posto da Polícia no Estado de Gombe, no norte do país, onde abriram fogo, matando 12 pessoas e ferindo seis pessoas, segundo a Polícia.

Um pouco mais tarde, no mesmo dia, supostos membros da seita Boko Haram atacaram uma mesquita no Estado de Kano, situado no norte, matando cinco pessoas.

-0- PANA SEG/ASA/SSB/FK/IZ 27fev2012