Agência Panafricana de Notícias

Ataque suicida faz 1 morto e 3 feridos na Mauritânia

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- Um presumível terrorista fez-se explodir sábado no início da noite perto da Embaixada de França em Nouakchott, capital da Mauritânia, ferindo três pessoas, das quais dois cidadãos franceses e uma cidadã mauritana.
Um bilhete de identidade e uma importante soma em dinheiro foram encontrados no cadáver do suposto terrorista identificado como Ahmed Ould Sidi Ould Vih El Barka, originário da província de Brakna (centro-oeste do país) e proveniente duma camada social desfavorecida.
Esta é a primeira acção suicida registada na história do terrorismo na Mauritânia, que foi marcada por diferentes atentados que fizeram, entre 2005 e 2009, 40 mortos, dos quais vários militares e quatro turistas franceses.
A Polícia realiza, há algumas semanas, uma operação de perseguição contra presumíveis elementos terroristas membros da ala regional da nebulosa rede Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), que se teriam introduzidos na Mauritânia pelo norte do Mali.
Estas operações culminaram na detenção de vários supostos terroristas por implicação nos últimos atentados e que foram condenados pela Justiça mauritana.