Agência Panafricana de Notícias

Ataque faz 3 feridos em campo de refugiados congoleses no Rwanda

Kigali, Rwanda (PANA) – Pelo menos três pessoas ficaram feridas, das quais duas gravemente, num ataque à catanada num campo que alberga quase 16 mil refugiados congoleses em Kiziba, uma localidade situada no oeste do Rwanda, nos arredores do Lago Kivu, soube a PANA quinta-feira de fonte policial.

O ataque foi perpetrado quarta-feira última por um dos refugiados congoleses contra os seus camaradas, declarou o porta-voz da Polícia rwandesa na região cidental do país, superintendente, Emmanuel Hitayezy.

Do seu lado, o Ministério rwandês da Gestão das Catástrofes e Assuntos de Refugiados, anunciou que se trata duma agressão por ocorrer no quadro dum ajuste de contas entre as famílias congolesas atualmente albergadas no campo de Kiziba (oeste).

A Polícia rwandesa deteve seis pessoas com as suas armas brancas, todas originárias duma mesma aldeia, e algumas informações publicadas por vários correspondentes da imprensa nesta localidade afirmam que a origem deste ataque estaria nomeadamente ligada a um ajuste de contas entre os refugiados congoleses oriundos da província de Kivu-Norte e os de Kivu-Sul.

O Rwanda alberga seis campos de refugiados congoleses cujo efetivo está avaliado em quase 74 mil indivíduos, indica-se.

Entre estes campos, figuram nomeadamente Gihembe (Norte), Nyabiheke (Nordeste ), Kiziba (Oeste), Mugera (Leste), Kigeme (Sul) e Mugombwa (Sul), segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

-0- PANA TWA/BEH/FK/IZ 25dez2015