Agência Panafricana de Notícias

Assinada convenção de financiamento de processo eleitoral na Côte d'Ivoire

Abidjan, Cote d'Ivoire (PANA) – Uma convenção de financiamento do proce3sso eleitoral foi assinada terça-feira última em Abidjan no quadro dum programa designado "Côte d’Ivoire Transitional Initiative 2" (CITI 2).

Assinada pela Comissão Eleitoral Independente da Côte d'Ivoire (CEI) e pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), esta convenção abrange os projetos de modernização da sala dos arquivos da CEI, de digitalização dos arquivos, de simplificação do código eleitoral e da sua divulgação.

O chefe do programa CITI 2, avaliado em 40 milhões de francos CFA (cerca de 80 mil dólares americanos),Mark Lawler, indicou que o objetivo é participar na organização de eleições justas e transparentes na Côte d'Ivoire.

Quanto ao presidente da CEI, Youssouf Bakayoko, ele considerou que a implementação do empreendimento vai reforçar a credibilidade da instituição responsável pela organização das eleições.

"Precisamos de modernizar os nossos arquivos para que todos os autores do processo eleitoral possam ter acesso a eles facilmente. O código eleitoral que acaba de ser aprovado pelo Parlamento precisa também de ser simplificado e divulgado a fim de que os partidos políticos, os candidatos e eleitores possam consultá-lo e compreendê-lo melhor sobretudo", declarou.

-0- PANA BAL/BEH/DIM/DD 22abril2015