Agência Panafricana de Notícias

Assembleia Geral da AIMF iniciada em Montreal, no Canadá

Montreal, Canadá (PANA ) - A 37ª assembleia geral da Associação Internacional dos Edis Francófonos (AIMF) decorre desde quarta-feira última à noite em Montreal na presença de mais de 140 presidentes de câmaras municipais provenientes de 85 países, constatou a PANA no local.

O objetivo visado pelos organizadores deste encontro é suscitar um trabalho em comum entre responsáveis locais e jovens líderes a favor do desenvolvimento dos territórios.

Durante dois dias, os responsáveis locais vão trocar experiências sobre as soluções a dar para um desenvolvimento sustentável e partilhado das suas cidades.

Particularmente, a AIMF proporá uma previsão das constribuições e expetitavas das empresárias relativamente às coletividades locais, e lançará uma reflexão sobre a necessidade duma estruturação sub-regional das redes de mulheres.

Vários seminários previstos permitirão avaliar o avanço dos argumentos das autoridades locais e da sua estruturação sub-regional, duas iniciativas realizadas no quadro da Parceria Estratégica AIMF-União Europeia.

Visto que esta parceria, assinada para sete anos em 2015, vai entrar na sua segunda fase, tratar-se-á igualmente de preparar e adotar o seu plano de ações 2018-2020.

Durante estas sessões, o Gabinete da Associação vai reunir-se e adotar um programa de subvenções de mais de um milhão de euros para projetos suportados pelas cidades membros, nomeadamente a melhoria das condições de vida das populações, o desenvolvimento económico, cultural e social.

A reunião será igualmente a oportunidade para informar largamente as cidades membros sobre a Iniciativa para a Melhoria dos Serviços Urbanos Chaves nos Setores Sociais, assinada entre a AIMF e a Fundação Bill & Melinda Gates em março último.

A mesma está a ser executada em parceria com a Cidade de Paris (França), devendo a referida iniciativa culminar na instalação, em quatro anos, de 15 projetos pilotos centrados em três problemáticas chaves, abordadas através duma iniciativa de inovação, precisamente o planeamento familiar, o saneamento por tratamento de lixo produzido por despejos e urgência hospitalares.

-0- PANA IT/TBM/SOC/FK/DD 22junho2017