Agência Panafricana de Notícias

Artistas líbios ensaiam em Dakar na perspetiva do III FESMAN no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) – Cerca de 80 artistas líbios, presentes em Dakar, estão a ensaiar as prestações a apresentar no quadro do III Festival Mundial das Artes Negras (FESMAN), cuja cerimónia de abertura está prevista para esta sexta-feira à noite, sob a presidência do chefe de Estado senegalês, Abdoulaye Wade.

A delegação líbia, que integra os grupos folclóricos e musicais de Sebaha e de Ghatt, bem como o Grupo Nacional de Tripoli, inclui igualmente 40 artistas que apresentarão outras prestações culturais, tais como a pintura moderna, o teatro e o cinema.

Após sessões de ensaios organizadas quinta-feira no Hotel Ngor Diarama, múltiplos contactos foram estabelecidos esta sexta-feira com as estruturas do Ministério senegalês da Cultura, no quadro duma manifestação a favor da infância e durante a qual a delegação líbia, apresentou o "Projeto Kadafi" para a Mulher, a Criança e a Juventude.

Iniciou-se igualmente esta manhã, no recinto do hotel Méridien-Président de Dakar, uma série de conferências, cuja primeira, relativa às "diásporas africanas", é animada por eminentes conferencistas provenientes dos Estados Unidos, da Índia e do Brasil.

A cerimónia de abertura do FESMAN, cujas manifestações estão programadas até 31 de Dezembro, será marcada no Estádio Léopold Sedar Senghor de Dakar por um espetáculo grandioso no qual participarão estrelas de renome internacionaL das quais a Beninense Angélique Kidjo, o Brasileiro Carlinhos Brown, os Mahotella Queens da África do Sul e o Senegalês Youssou Ndour.

-0- PANA JSG/FK/DD 10 Dez2010