Agência Panafricana de Notícias

Aristides Pereira é um "Herói africano", segundo Presidente nigeriano

Abuja, Nigéria (PANA) - Na azáfama de homenagens ao falecido primeiro Presidente de Cabo Verde, Aristides Maria Pereira, o Presidente nigeriano Goodluck Jonathan, disse que este último é um verdadeiro herói africano que desempenhou um papel vital nas lutas de libertação que libertaram o seu país e outras regiões de África do colonialismo.

Numa carta de condolências dirigida ao atual Presidente Jorge Carlos Fonseca de Cabo Verde, na sequência do falecimento de Pereira, o Presidente Jonathan disse que o desaparecimento do antigo Presidente numa altura em que o seu país precisa ainda da sua sabedoria e da sua experiência é "uma perda monumental".

"O Presidente Pereira partilhou a visão de uma sub-região economicamente forte e estável quando se juntou aos seus pares na ocasião da criação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental. Tinha convições fortes quanto à instauração de uma sociedade justa para o seu povo, uma causa à qual se consagrou durante o seu mandato. o que lhe valeu o respeito e as honras merecidos dos Cabo-Verdianos", testemunhou o estadista mnigeriano.

"O Governo e o povo da República Federal da Nigéria partilham a vossa dor, todavia estão persuadidos de que vocês e toda a nação cabo-verdiana estarão reconfortados pela herança eterna deixada por Pereira durante o seu mandato", acrescenta a carta.

-0- PANA PR/VAO/NFB/TBM/IBA/CJB/DD 28set2011