Agência Panafricana de Notícias

Argelinos bloqueiam passagem fronteiriça para protestar contra taxa tunisina

Túnis, Tunísia (PANA) - Várias centenas de cidadãos argelinos impediram no fim de semana viajantes tunisinos de transpor as fronteiras na passagem fronteiriça de Ras Laayoun, na localidade de Zarga, divisão territorial de Tébessa, em protesto contra uma taxa aduaneira imposta aos Argelinos.

Eles bloquearam a estrada com a sua ocupação, obrigando mais de 100 veículos tunisinos a regressar ao seu país.

Os manifestantes justificaram o seu ato pelo facto de que o Estado tunisino impôs uma taxa de de 30 dinares (15 dólares americanos) sobre os Argelinos que desejam entrar na Tunísia.

Segundo eles, esta taxa é abusiva para os Argelinos que passam pelas fronteiras mais de uma vez por dia a fim de ver as suas famílias.

Eles ameaçaram bloquear outras passagens fronteiriças, o que pode provocar consequências negativas imediatas no turismo e na economia da Tunísia.

A taxa, que também abrange os cidadãos líbios, foi decidida, no ano passado, mas a sua aplicação foi adiada na sequência de fortes protestos argelinos e reações hostis da imprensa.

Ela foi imposta na mesma altura em que as autoridades tunisinas levavam a cabo uma campanha de promoção de viagens de Argelinos para a Tunísia a fim de salvar o período turístico duramente afetado pelos atentados terroristas contra o país, nomeadamente os que visaram a cidade costeira de Sousse e o Museu do Bardo, em Túnis.

-0- PANA AD/IN/IS/FK/IZ 8ago2016