Agência Panafricana de Notícias

Argélia quer dois assentos permanentes para África no Conselho de Segurança da ONU

Argel, Argélia (PANA) – África deu um passo considerável em diferentes domínios, e chegou o momento de o continente se tornar numa potência internacional com dois assentos permanentes no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Esta declaração foi feita pelo ministro argelino dos Assuntos Magrebinos, União Africana e Liga dos Estados Árabes, Abdelkader Messahel, quinta-feira última numa entrevista à primeira cadeia argelina.

O diplomata argelino acrescentou que o seu país desempenhou um grande papel na estabilizacão do continente graças aos esforços desdobrados pelo seu Presidente, Abdelaziz Bouteflika, para o desenvolvimento do mesmo.

Frisou que a questão do desenvolvimento figura entre as prioridades da Argélia, nomeadamente desde o ano de 2000, através da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD).

O ministro argelino afirmou que o ano de 2016 será muito importante para África pois, disse, o continente tem doravante um importante papel a desempenhar na cena internacional.

A seu ver, o momento veio para que África se torne numa potência internacional com dois assentos permanentes no CS da ONU.

África hoje não é África que "conhecemos nos anos 1990. Ela dá hoje grande importância à paz, estabilidade e ao desenvolvimento", defendeu Messahel.

-0- PANA AD/IN/BEH/MAR/DD 27maio2016