Agência Panafricana de Notícias

Argélia enaltece papel desempenhado no processo de paz no Mali

Argel, Argélia (PANA) - O Presidente argelino, Abdelakader Ben Salah, sublinhou quarta-feira "o papel central" da Argélia no processo de solução política e reconciliação nacional no Mali.

Segundo um comunicado da Presidência argelina, Salah falava durante uma audiência concedida ao ministro maliano dos Negócios Estrangeiros, Tiébilé Dramé.

O encontro abordou também "as excelentes e históricas relações bilaterais entre os dois países e as formas de as reforçar no interesse comum dos dois povos irmãos", indica a fonte, revelando que Dramé entregou ao Presidente Ben Salah uma mensagem do seu homólogo maliano, Ibrahim Boubacar Keita.

Na ocasião, as duas partes saudaram "a convergência de pontos de vista sobre várias questões regionais, nomeadamente a situação prevalecente na região Sahelo-Sariana e em África, em geral, bem como as relações entre os dois países irmãos".

Num comunicado distribuído à imprensa terça-feira, após um encontro com o seu homólogo argelino, o chefe da diplomacia maliana saudou igualmente o papel "eminente" da Argélia no processo de paz e reconciliação nacional no Mali, afirmando que os dirigentes malianos estão "muito satisfeitos" com os esforços desenvolvidos pela diplomacia argelina.

Por seu turno, o chefe da diplomacia argelina lembrou que o seu país acompanha o processo maliano desde janeiro 1991, com a realização da Convenção Nacional maliana, até ao acordo de paz e reconstrução resultante do processo de Argel, assinado em junho de 2015, em Bamako.

Acrescentou que ambas as partes acordaram, durante as reuniões entre as delegações dos dois países, em realizar a Comissão Mista do Transporte e Migração para "tomar as medidas necessárias".

-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 17julho2019