Agência Panafricana de Notícias

Argélia e Sudão efetuam ação comum para estabilidade na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O Presidente sudanês, Omar Hassan al-Bashir, anunciou uma ação comum entre a Argélia e o Sudão para a instauração da estabilidade na Líbia, na Síria, no Iraque e no Iémen.

Falando no termo da sua visita oficial à Argélia, ele defendeu, além disso, uma cooperação internacional no domínio da luta contra o terrorismo, o crime organizado, o tráfico de drogas e o tráfico de humanos para "confortar o respeito dos direitos humanos", segundo a Agência Argelina de Notícias (APS).

"O recrudescimento das atividades dos grupos terroristas e criminosos na Líbia, na Síria e no Iraque constitui uma ameaça séria à segurança e à estabilidade na região e no mundo", revelou o chefe de Estado sudanês que defendeu a consolidação da cooperação contra este fenómeno.

Terça-feira, ele prestou homenagem à Argélia pelo seu papel "positivo" a favor da estabilidade na Líbia e no Mali bem como no mundo árabe, revela a mesma fonte.

Numa declarçaão à imprensa no aeroporto Houari Boumediene, pouco antes da sua partida de Argel, o Presidente sudanês indicou que as suas discussões com o seu homólogo argelino, Abdelaziz Bouteflika, e o primeiro-ministro Abdelmalek Sellal permitiram analisar questões regionais e internacionais e abordar "o papel positivo da Argélia a favor da estabilidade na Líbia e no Mali bem como no mundo árabe".

-0- PANA BY/TBM/SOC/MAR/IZ 16out2015