Agência Panafricana de Notícias

Argélia e Rússia preocupadas com situação na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A Argélia e a Rússia exprimiram no fim de semana as suas vivas preocupações com a situação na Líbia, abalada por um caos de segurança depois duma operação levada a cabo a 15 e 19 de maio corrente por um antigo general do Exército contra o terrorismo.

"A Argélia acompanha com atenção a situação na Líbia", afirmou no fim de semana o ministro argelino dos Negócios Estrangeiros, Ramdane Lamamra, rejeitando qualquer ingerência nos assuntos internos deste país.

Assinalou que o seu país empreendeu contactos com diversos parceiros para uma solução na Líbia.

Por seu turno, a Rússia convidou, através do seu Ministério dos Negócios Estrangeiros, todos os protagonistas líbios a darem prova de moderação e a dialogarem para encontrar uma solução politica pacífica na Líbia.

Os Estados Unidos, a França, a Alemanha, a Itália, e a Grã-Bretanha advogaram sexta-feira última uma solução política para diminuir o clima de tensão prevalecente no país.

Os Estados Unidos, França e a Grã Bretanha, bem como a Liga dos Estados Árabes, nomearam emissários especiais na Líbia para facilitarem o diálogo e encontrarem uma solução pacífica para a crise.

-0- PANA BY/IS/SOC/MAR/DD 26maio2014