Agência Panafricana de Notícias

Argélia e França determinadas a fazer face ao terrorismo na banda sahelo-sariana

Argel, Argélia (PANA) – A Argélia e França exprimem o seu desejo de fazerem face a diferentes ameaças, nomadamente as ligadas ao terrorismo, na banda sahelo-sariana, indica um comunicado conjunto publicado domingo.

O documento foi publicado no termo da terceira sessão do comité intergovernamental de alto nível, realizada em Argel, no mesmo dia.

A banda sahelo-sariana « é caraterizada pela proliferação da criminalidade organizada sob todas as suas formas bem como por ações de organizações subversivas transnacionais, visando a desestabilização desta região, da África do Norte e da bacia ocidental do Mediterrâneo », sublinha o comunicado.

A Argélia e a França « estão determinadas a continuar o diálogo e a cooperação no domínio da luta contra este flagelo transnacional em conformidade com os seus compromissos internacionais, os princípios e as regras da legalidade internacional em vigor », lê-se na nota.

As duas partes, movidas pela vontade de porem termo a ações de organizações subversivas ativas neste espaço geográfico, sublinharam “a necessidade de inscrevermos a luta contra estas organizações terroristas numa dimensão global".

A dimensão global consiste essencialmente no esgotamento das fontes de financiamentos das suas ações, nomeadamente o tráfico de estupefacientes, o comércio ilegal de armas e de combustíveis bem como resgates onerosos de reféns, indica a fonte.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/DD 11abril2016