Agência Panafricana de Notícias

Argélia continua apostada na paz e segurança em África, diz ministro

Oran, Argélia (PANA) - O ministro argelino dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Ramtane Lamamra, afirmou sábado, em Oran, que a Argélia sempre trabalhou e continua a trabalhar para que a paz e a segurança sejam um eixo essencial na sua política estrangeira.

Falando na abertura do quarto seminário de alto nível sobre a paz e segurança em África, o chefe da diplomacia argelina revelou que a Argélia levou a cabo várias mediações no quadro nacional ou no seio da União Africana (UA), como o diferendo entre a Etiópia e a Eritreia ou ainda a mediação que efetua desde 2014 para resolver a crise maliana.

"A mesma abordagem é adotada pela Argélia para a Líbia, apoiando o processo da mediação levada a cabo pelas Nações Unidas e através da iniciativa dos países da vizinhança líbia lançada pela Argélia em 2014", acrescentou.

A Argélia encorajou as partes líbias a preferir o diálogo, longe de qualquer intervenção estrangeira, disse ainda Lamamra.

O quarto seminário de alto nível sobre a paz e segurança em África decorre na presença de vários ministros africanos dos Negócios Estrangeiros, peritos e representantes das Nações Unidas, da União Africana e da Liga dos Estados Árabes.

-0- PANA AD/IN/BEH/MAR/IZ 18dez2016