Agência Panafricana de Notícias

Argélia abastece Marrocos de gás a partir de setembro

Rabat, Marrocos (PANA) – A Argélia abastecerá Marrocos de gás natural a partir de setembro próximo, noticiou esta segunda-feira a imprensa local.

Um acordo sobre este abastecimento do gás natural foi assinado domingo último em Argel entre Sonatrach (grupo público argelino dos hidrocarbonetos) e o Escritório Marroquino de Eletricidade (ONE), de acordo com a fonte.

Em virtude deste protocolo, a Argélia fornecerá anualmente cerca de 640 milhões de metros cúbicos de gás a Marrocos para um período de 10 anos, sublinha a mesma fonte.

O gás argelino destina-se ao abastecimento das centrais elétricas marroquinas, designadamente as de CCGT do ONE, de Ain Beni Mathar de 470 megawatts e de Tahaddart duma capacidade de 385 megawatts.

Marrocos e a Argélia estão atualmente num processo de normalização das suas relações de cooperação, com vista à abertura das fronteiras terrestres comuns, encerradas desde 1994.

Em 1994, na sequência de um atentado em Marraquexe, no sul de Marrocos, o Governo deste país decidiu impor um visto de entrada no seu território aos cidadãos argelinos, o que levou a Argélia a encerrar as suas fronteiras com este último.

-0- PANA HBK/TBM/FK/DD 01agosto2011