Agência Panafricana de Notícias

Argélia, Egito e Emirados Árabes Unidos enviam armas ao Exército líbio, diz general

Tripoli, Líbia (PANA) - O Egito, a Argélia, os Emirados Árabes Unidos e a Árabia Saudita enviaram armas e munições ao Exército líbio, afirmou o general reformado Khalifa Haftar, autor, há vários meses, da operação militar Karama destinada a livrar o país de milícias islamitas.

Numa entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera retransmitida neste domingo pela imprensa líbia, o general Haftar deplorou no entanto que as armas provenientes dos Estados árabes sejam duma velha tecnologia.

Numa mensagem enviada aos Europeus, Haftar declarou que "não lhes pedimos para nos enviar tropas ao campo de batalha ou bombardeiros. Se tivermos o material militar apropriado saberemos como agir".

Haftar afirmou nessa ocasião que a verdadeira ameaça provém dos "extremistas" determinados a impor a sua vontade em toda parte e que, se Asharia (milícia islamita) tomar o poder na Líba, a ameaça chegará à Europa.

Haftar deu-se um prazo de três meses para expulsar as milícias armadas de Tripoli e de Benghazi, numa altura em que a Força Aérea líbia bombardeou alvos de Fajr Libya, uma coligação de grupos armados, no oeste de Tripoli, o que revela, a seu ver, uma escalada dos confrontos entre o Exército e as formações armadas em várias províncias do país.

-0-PANA/BY/BEH/FK/DD 30nov2014