Agência Panafricana de Notícias

Arcebispo Desmond Tutu internado na Cidade do Cabo

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O arcebispo Desmond Tutu foi admitido quinta-feira num hospital da Cidade do Cabo por razões desconhecidas.

O laureado do Prémio Nobel, que desempenhou um papel central na libertação da África do Sul, efetuará uma série de testes, indicou o seu gabinete num comunicado.

"O arcebispo está de bom humor depois de se ter instalado na sua sala. Ele espera estar de regresso à sua casa dentro de alguns dias", lê-se no comunicado.

Tutu terá 87 anos dentro de 10 dias. Ele sofre de um cancro da próstata há vários.

Em 1985, tornou-se arcebispo de Joanesburgo e, em 1986, arcebispo da Cidade do Cabo, o posto mais elevado da hierarquia anglicana da África Austral. Em 1986 ele foi designado presidente da Conferência Pan-africana das Igrejas.

Depois de o Presidente FW de Klerk libertar Nelson Mandela da cadeia em 1990, Tutu ajudou, enquanto medianeiro, nas negociações para organizar as eleições históricas de todas as raças em 1994.

Ele dirigiu depois a Comissão Verdade e Reconciliação para investigar sobre as violações dos direitos humanos cometidos no passado pelos grupos pró e anti-Apartheid.

Desde a queda do regime de Apartheid, Tutu fez campanha para os direitos dos homossexuais e exprimiu-se sobre uma larga série de questões, nomeadamente o conflito israelo-palestino, a sua oposição à guerra iraquiana e as suas críticas contra os Presidentes sul-africanos Thabo Mbeki e Jacob Zuma.

Em 2010, ele retirou-se da vida pública.

-0- PANA CU/VAO/MTA/BEH/SOC/FK/IZ 28set2018