Agência Panafricana de Notícias

Arábia Saudita empresta $ 324 milhões a Tunísia para central elétrica

Túnis, Tunísia (PANA) - A Arábia Saudita emprestou terça-feira última à Tunísia 659 milhões de dinares tunisinos (mais de 324 milhões de dólares americanos) para o financiamento da construção de uma central elétrica em Túnis, soube-se de fonte oficial.

O acordo sobre estes financiamentos foi assinado no mesmo fia em Riad, a capital árabe entre os dois países.

Falando durante a cerimónia, o ministro tunisino das Finanças, Slim Chaker, precisou que um primeiro acordo, estimado em 259 milhões de dinares (mais de 127 milhões de dólares americanos), havia sido concluído com o fundo saudita para o desenvolvimento e o Governo saudita.

Avaliado em 400 milhões de dinares (quase 197 milhões de dólares americanos), um segundo acordo foi assinado com o Banco Islâmico para o Desenvolvimento (BID) para o mesmo projeto.

Chaker que faz parte de uma delegação do Presidente tunisino, Béji Caid Essebsi, que visita a Arábia Saudita, indicou que a central se cifra em cerca de 745 milhões dinares (mais de 366 milhões de dólares americanos).

Frisou que o resto do montante, cerca de 86 milhões de dinares (mais de 46 milhões de dólares americanos) será fornecido pelo orçamento do Estado.

-0- PANA AD/IN/TBM/SOC/MA/DD 23dez2015