Agência Panafricana de Notícias

Apoaintes de ex-MNE detido exigem evacuação sanitária no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Nova Aliança do Faso (NAFA), partido do ex-ministro burkinabe dos Negócios Estrangeiros de Blaise Compaoré, Djibril Bassolé, exigiram uma evacuação sanitária do seu líder que consideram como "um prisioneiro político".

Bassolé está detido no quadro das investigações sobre o golpe de Estado abortado de setembro de 2015 contra o regime de transição do Burkina Faso.

"Contra as prescrições do seu médico, as autoridades judiciais militares não lhe permitiram honrar, em condições adequadas, consultas médicas de importância capital para a sua vida. Em consequência, o seu estado de saúde deteriorou-se e não é surpresa que Djibril Bassolé tenha sido uma vez mais vítima duma indisposição este sábado, 25 de fevereiro", escreveu segunda-feira o seu partido numa declaração.

Por este comunicado, a NAFA lembrou que a privação de cuidados médicos a pessoas detidas é inaceitável num Estado de Direito e constitui uma violação flagrante dos direitos da pessoa humana, lê-se no texto.

-0- PANA NDT/IS/MAR/IZ 28fev2017