Agência Panafricana de Notícias

António Guterres pede respeito pelo cessar-fogo em Trípoli

Trípoli, Líbia (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, exortou todas as partes em conflito a respeitar o cessar-fogo na capital líbia, Trípoli, e a abster-se de qualquer ação que possa aumentar o sofrimento da população civil.

Guterres alarmou-se com o crescente número de violações do acordo de cessar-fogo assinado por grupos armados em Trípoli, a 4 de setembro corrente, sob os auspícios do seu representante especial, Ghassan Salamé, segundo o porta-voz do Secretário-Geral, Stephane Dujarric.

Ele apresentou as suas condolências aos que perderam seus entes queridos e desejou uma rápida recuperação dos feridos por causa da persistente violência, acrescentou o porta-voz.

O Secretário-Geral sublinhou que todos os responsáveis pela violação do Direito Internacional Humanitário e do Direito Internacional dos Direitos Humanos "devem ser responsabilizados".

Os grupos armados em conflito na capital líbia violaram reiteradamente o cessar-fogo de 4 de setembro, tendo feito na passada sexta-feira 15 mortos e 59 feridos depois dos 11 mortos do dia anterior, de acordo com as estatísticas do Ministério da Saúde, que apresentou um balanço de 96 mortos e 444 feridos desde o início das hostilidades, a 26 de agosto último.

-0- PANA BY/DIM/IZ 23set2018