Agência Panafricana de Notícias

Antigo primeiro-ministro maliano saúda regresso de ex-Presidente

Bamako, Mali (PANA) - O presidente do partido das Forças Alternativas para a Renovação e Emergência (FARE, oposição), Modibo Sidibé, saudou o regresso, este domingo, a Bamako, do antigo Presidente maliano Amadou Toumani Touré, exilado no Senegal há cinco anos.

Amadou Touré exilou-se na capital senegalesa, Dakar, depois de um golpe de Estado que o destituiu do poder, em março de 2012.

Modibo Sidibé, que foi secretário-geral da Presidência e primeiro-ministro sob o regime de Amadou Toumani Touré (2007-2012), falava na abertura, sábado, da terceira Convenção Nacional do seu partido.

O presidente das FARE preconizou uma alternativa no Mali durante as eleições presidenciais de 2018, considerando que o poder instituído mostrou os seus limites na gestão do país nos planos de seguança e económico.

Para Modibo Sidibé, "a alternância é necessária para salvar o país dos males que o minam, nomeadamente a insegurança cada vez mais acrescida no norte e no centro do Mali, a exacerbação da corrupção e o clientelismo".

Ele desejou que sejam organizadas, em 2018, eleições transparentes, justas e equitativas que possam desembocar numa alternância.

Sob o lema "restituir a esperança ao povo e unir-se para construir um Mali forte", a terceira convenção das FARE propôs-se abordar as dificuldades que o país vive e os atos eleitorais de 2018.

-0- PANA GT/IS/MAR/IZ 24dez2018