Agência Panafricana de Notícias

Antigo ministro angolano dos Transportes detido por desvio de dinheiro público

Luanda, Angola (PANA) - O ex-ministro angolano dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, está detido desde sexta-feira, em Luanda, por indícios de crimes de peculato e corrupção na gestão do Conselho Nacional de Carregadores (CNC).

De acordo com um comunicado da Procuradoria Geral da República (PGR), pesam ainda sobre o ex-ministro indícios dos crimes de branqueamento de capitais e outros.

A sua detenção decorre de um processo-crime, que corre os seus trâmites legais na Direção Nacional de Investigação e Ação Penal (DNIAP), que está a investigar sobre os atos de gestão do Conselho Nacional de Carregadores, um órgão afeto ao Ministério dos Transportes.

Estes crimes estão previstos e são puníveis pelo Código Penal e pela Lei da Criminalização das Infrações Subjacentes ao Branqueamento de Capitais, refere o documento.

A nota acrescenta que, nos termos das disposições combinadas da Lei das Medidas Cautelares em Processo Penal foi decretada a prisão preventiva igualmente a Rui Manuel Moita, ex-diretor- geral adjunto para a área Técnica do Conselho Nacional de Carregadores.

O processo prossegue a instrução preparatória com caráter secreto, com vista à sua conclusão e posterior remessa ao tribunal competente.

-0- PANA IZ 22set2018