Agência Panafricana de Notícias

Antigo Presidente cabo-verdiano lança Instituto para formar jovens líderes

Praia, Cabo Verde (PANA) – Instituto Pedro Pires para Liderança (IPP) é o nome da instituição a ser apresentada oficialmente, sexta-feira, na cidade da Praia, patrocinada pelo ex-Presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, para formar jovens líderes com “mentalidade crítica” e “visão estratégica” a longo prazo para o desenvolvimento de Cabo Verde.

A PANA apurou quinta-feira na capital cabo-verdiana que se trata de uma iniciativa do ex-Presidente da República para desenvolver atividades que promovam ações de carácter científico, técnico, educativo e sociocultural, em diversos domínios.

Para o efeito, o IPP irá promover a formação e capacitação de líderes, de modo a que se possa fomentar em Cabo Verde “uma liderança transformadora e o desenvolvimento da participação cidadã, cooperativa e emancipadora”.

Segundo a diretora executiva do IPP, Indira Pires, “o objetivo é ter jovens líderes, não só a nível da Função Pública, mas também do setor privado, das Organizações não Governamentais, das associações com mentalidade e visão estratégica a longo prazo para o desenvolvimento do país, mas também ter jovens com mentalidade crítica, capazes de pensar tendo em conta a situação, a realidade e a posição de Cabo Verde a nível regional e internacional”.

“Para marcar o início das suas atividades, o IPP vai levar a cabo, em parceria com a Escola de Negócios e Governação, com a Universidade estadual de Bridgewater dos Estado Unidos, com o Centro de Políticas Estratégicas e com a Fundação para o Desenvolvimento e Intercâmbio Internacionais, um curso de capacitação para a liderança e inovação".

O curso, que deverá incidir na gestão do desenvolvimento, destina-se a quadros cabo-verdianos dos setores público e privado e de Organizações não Governamentais.

Este curso tem como objetivo fundamental despertar e desenvolver competências de liderança para a compreensão e condução de processos complexos de interação e de inovação sociais, económicas, culturais e políticas.

O curso pretende abarcar formandos de todas as ilhas de Cabo Verde nas diferentes formações, ficando os custos sob a responsabilidade do IPP, que conta, para o efeito, com um orçamento disponibilizado pela Fundação Mo Ibrahim.

Pedo Pires, vencedor do Prémio Mo Ibrahim em 2011, tal como os outros chefes de Estado laureados com o prémio criado pelo multimilionário sudanês do mesmo nome, tem a possibilidade de aceder a um valor anual para financiar as atividades tal como se propõe o IPP.

De acordo ainda com Indira Pires, filha do ex-chefe de Estado cabo-verdiano (2001-2011), o IPP pretende também buscar financiamentos junto de organismos e parcerias como instituições nacionais e internacionais.

Neste sentido, já estabeleceu contactos com instituições a nível da CEDEAO e de países como Senegal, em particular.

O IPP, cujo conselho consultivo é formado por nacionais de várias áreas, pensa também estabelecer cooperação com antigos chefes de Estado, colegas de Pedro Pires, que têm projetos semelhantes nos respetivos países.

-0- PANA CS/IZ 29ago2013