Agência Panafricana de Notícias

Antiesclavagista candidata-se às presidenciais na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O líder daIniciativa de Ressurgência do Movimento Abolicionista (IRA), Biram Dah Ould Abeid, acaba de anunciar a sua candidatura às eleições presidenciais de junho próximo na Mauritânia,  constatou a PANA no local.

 

Nouakchott, Mauritanie (PANA) - Biram Dah Ould Abeid, leader de l’Initiative de Résurgence du mouvement Abolitionniste (IRA-une ONG anti-esclavagiste) a annoncé sa candidature à l’élection présidentielle prévue en Mauritanie au mois de juin prochain, lundi en fin d’après midi, au cours d’un rassemblement populaire organisé à l’ancienne Maison des jeunes de Nouakchott, a constaté la PANA.

 

O líder da IRA, uma Organização Não Governamental (ONG) antiesclavagista, vai candidatar-se sob a bandeira duma aliança denominada (SAWAB/BRAG) estabelecida em torno dum partido nacionalista árabe e dum movimento da maioria abolicionista ao qual a administração pública negou a legalidade para  ser uma formação política.

Biram Ould Dah Ould Abeid coloca a sua candidatura na perspetiva duma mudança radical.

O seu projeto de sociedade preconiza um país no seio do qual todos os Mauritanos sejam cidadãos iguais, com a eliminação da prática da escravatura, das desigualdades sociais, o fim da marginalização das populações negroafricanas, a promoção da democracia e do Estado de Direito, e uma partilha equitativa dos recursos nacionais, entre outras metas.

Ould Dah Ould Abeid foi vencedor do prémio da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos em 2013.

Foi candidato derrotado nas eleições presidenciais de  junho de 2014 na Mauritânia, e várias vezes detido no quadro do seu combate antiesclavagista.

Outros candidatos oficialmente anunciados às eleições presidenciais de junho de 2019 na Mauritânia são   Mohamed Cheikh Ahmed "Ghazouani", general na reforma e ex-ministro da Defesa, sob a bandeira da maioria atual, Sidi Mohamed Ould Boubacar, ex-primeiro-ministro, apoiado pelo principal partido da oposição (islamita), e Khaled Bouya Abasse, independente.

O Presidente mauritano cessante, Mohamed Ould Abdel Aziz, não pode candidatar-se para um terceiro mandato, devido a disposições constitucionais que limitam a dois o número de mandatos presidenciais.

-0- PANA SAS/IS/SOC/FK/DD  27março2019