Agência Panafricana de Notícias

Angolano detido no Togo com 8,96 quilos de cocaína

Lomé, Togo (PANA)- Um cidadão angolano identificado como Pedro Patrício Makiese foi detido pela Polícia togolesa na posse de 8,96 quilos de cocaína, soube a PANA de fontes policiais, esta quarta-feira em Lomé, capital togolesa.

Proveniente de São Paulo, no Brasil, e em trânsito em Lomé a bordo dum voo da Ethiopian Airlines (ET507) com destino ao aeroporto de Mbanza-Congo, em Angola, Pedro Patrício Makiese foi detido a 15 de junho corrente, no aeroporto internacional Gnassingbé Eyadema de Lomé, pela Célula Aeroportuária Antitráfico (CAAT), depois de uma revista às suas bagagens.

O suposto traficante, segundo a Polícia, dissimulou a droga em solas de 152 pares de sapatos para mulheres arrumados em malas, e o estupefaciente estava embalado com papel carbono com fitacolas.

Segundo as suas declarações relatadas pela Polícia, a droga ter-lhe-ia sido entregue por um amigo seu, de nacionalidade angolana e residente em São Paulo para que fosse transmitida à sua esposa, uma chamada Mimi.

O detido, de acordo com fontes policiais, faz parte duma vasta rede na América Latina com ramificações no continente africano.

Desde a abertura da rota São Paulo-Lomé, com a companhia ASKY, através da Ethiopian Airlines, em julho de 2013, dezenas de narcotraficantes foram presos, nomeadamente cidadãos da América Latina e africanos, indica-se.

-0- PANA FAA/IS/FK/DD 18junho2014