Agência Panafricana de Notícias

Angola totaliza 140 casos de covid-19 em três meses

Luanda, Angola (PANA) – Dois novos casos da covid-19 importados da Rússia aumentaram para 140 o número total de infeções confirmadas, em Angola, desde o surgimento da doença no país, em março último, anunciou domingo o Ministério da Saúde.  

Os novos dados foram apresentados pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, durante a habitual conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia, no país

Trata-se de 140 casos concentrados todos na capital do país, Luanda, com um balanço de seis óbitos, 61 recuperados e 73 ativos, deixando as restantes 17 províncias sem registos da pandemia.

Deste total, 75 casos são de transmissão local e os demais importados de países como Portugal, França, Espanha e Líbano, entre outros.

Franco Mufinda explicou que os 73 casos ainda ativos estão todos internados em unidades sanitárias de referência, em Luanda, e “clinicamente estáveis”, à exceção de um “que requer atenção especial”.

Nas últimas 24 horas, foram efetuados 220 testes, com dois resultados positivos e 218 negativos, de um total de 14.641 amostras colhidas desde o início da doença, das quais 140 positivas e 13.757 negativas.

As restantes 743 amostras estão ainda em processamento, disse o governante, acrescentando que 460 casos suspeitos estão sob investigação e outros 1.234 a ser seguidos pelas autoridades sanitárias.  

Mufinda indicou que o Governo angolano continua a montar hospitais de campanha em todo o país, com equipamentos modernos de biossegurança, bem como a monitorar as atividades em curso a nível nacional.

-0- PANA IZ 15junho2020