Agência Panafricana de Notícias

Angola sem novos casos de coronavírus

Luanda, Angola (PANA) – Angola não registou novos casos de covid-19, nas últimas 48 horas, mantendo o quadro anterior de 36 contaminações, confirmou quinta-feira, em Luanda, o Ministério da Saúde.

Os 36 casos confirmados até agora incluem dois mortos, 11 recuperados, dos quais dois pacientes com alta médica, e 23 ativos e em tratamento, precisou o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

O governante explicou que, do total de casos acumulados, nove são de transmissão local e os restantes importados, essencialmente de Portugal.  

Falando na habitual conferência de imprensa de atualização sobre a covid-19, o governante reafirmou que o estado clínico dos 23 pacientes internados em diferentes unidades sanitárias de referência, no país, continua estável.

Até agora, já foram colhidas no país cinco mil e 92 amos, sendo quatro mil 370 negativas, 36 positivas e 686 ainda em processamento, explicou, acrescentando que, neste momento, mil 139 pessoas estão em quarentena institucional.

Além disso, prosseguiu, foram investigados 417 casos suspeitos stão em seguimento mais de 900 contactos diretos e ocasionais dos casos positivos já confirmados da covid-19, cujo epicentro continua a ser a capital do país, que concentra todas as infeções registadas até agora.

As restantes 17 províncias do país continuam sem registo de casos positivos, apenas mantendo casos suspeitos que cumprem quarentena institucional ou domiciliária.

Os primeiros dois casos positivos, em Angola, foram anunciados a 21 de março passado,  envolvendo cidadãos nacionais regressados recentemente de Portugal, à semelhança da esmagadora maioria dos demais casos que se seguiram.

Como medidas de contenção contra a propagação da doença, que já matou mais de 270 mil pessoas no Mundo inteiro, foi decretado o Estado de Emergência de 15 dias, a partir de 27 do mesmo mês, já renovado por duas vezes para vigorar até 10 de maio corrente.

-0- PANA IZ 08maio2020