Agência Panafricana de Notícias

Angola sem novos casos de coronavírus em 48 horas

Luanda, Angola (PANA) – Angola não registou novos casos de coronavírus, nas últimas 48 horas, mantendo o mesmo quadro apresentado quarta-feira, com 17 infeções ativas e estáveis, seis curadas e dois óbitos, num total de 25.

Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, foram analisadas 90 novas amostras que deram todas resultados negativos, estando em processamento outras 329.

Desde o surgimento da doença no país, há quase um mês, foram colhidas mil 918 amostras que permitiram confirmar os 25 casos positivos conhecidos até aqui, precisou o governante na habitual conferência de imprensa diária de atualização sobre covid-19.

Atualmente, prosseguiu, estão em quarentena institucional 691 pessoas e em investigação mais de 390 outras, para além do acompanhamento de 938 contactos diretos de casos suspeitos ou confirmados.

O governante esclareceu que o último caso positivo, de uma técnica cubana de estatística recentemente chegada ao país, desencadeou uma investigação que permitiu detetar 183 pessoas suspeitas que agora estão em quarentena institucional.

Na mesma ocasião, 239 pessoas tiveram alta da quarentena institucional de 14 dias, incluindo 32 trabalhadores de empresas petrolíferas que receberam luz verde das autoridades sanitárias para retomar as suas atividades laborais, disse. 

Os 25 casos confirmados, até agora, são todos importados e maioritariamente de cidadãos nacionais regressados recentemente de Portugal.

Estão todos localizados na capital, Luanda, mantendo-se nas demais províncias  casos suspeitos que se encontram isolados institucionalmente ou em quarentena domiciliária.

Angola anunciou os seus dois primeiros casos positivos em 21 de março último.

-0- PANA IZ 24abril2020