Agência Panafricana de Notícias

Angola sem coronavírus

Luanda, Angola (PANA) – Angola continua sem nenhum caso confirmado de coronavírus, depois de resultados negativos das últimas cinco pessoas testadas por suspeitas de contaminação, apurou a PANA este domingo, em Luanda, de fonte oficial.

Segundo o secretário de Estado da Saúde Pública, Franco Mufinda, os cinco indivíduos testados são dois Angolanos, um Português, um Luso-angolano e um Francês.

Desde 26 de fevereiro passado até ao momento, foram rastreadas 104 pessoas que testaram todas negativo ao Covid-19, precisou.

Esclareceu que se consideram casos suspeitos todos os cidadãos provenientes de países infetados ou afetados e que, no momento do rastreio (nas fronteiras), apresentem sintomas da pandemia como tosse, gripe, febre e dificuldade respiratória.  

Todas as pessoas sem quaisquer sintomas dão liberadas logo à entrada, via marítima, terrestre ou aérea, podendo ir diretamente para casa, salvo os passageiros provenientes da China, Itália, Irão e Coreia do Sul, os países mais afetados pela doença.

Desde o seu aparecimento, em dezembro último, na China, o coronavírus já matou quatro mil 900 pessoas no Mundo e infetou cerca de 131 mil pessoas maioritariamente na China, na Itália, no Irão e na Coreia do Sul.

Em África, os países com casos já confirmados da doença são a República Democrática do Congo (RDC), a Côte d'Ivoire, os Camarões, o Senegal, o Togo, o Egito,  a Tunísia, a Argélia, Marrocos, o Burkina Faso, a Nigéria, a África do Sul, o Gabão, a Etiópia, o Quénia, o Rwanda, a Namíbia e a Mauritânia.

-0- PANA IZ 15março2010