Luanda, Angola (PANA) - Angola reiterou, esta quinta-feira, em Malabo (Guiné-Equatorial), o compromisso de liderar a União Africana (UA) com sabedoria partilhada, soube a PANA de fonte oficial.
O país compromete-se assim a ouvir todas as vozes e honrar os princípios fundamentais da organização, nomeadamente, a unidade, soberania, paz, desenvolvimento sustentável, justiça social e dignidade africana, segundo o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António.
“É neste contexto que, agradeço todos os Estados-Membros pela confiança depositada à República de Angola, sendo ela uma convicção, prudência e um profundo sentido de dever continental”, declarou o chefe da diplomacia angolana ao discursar na 47.ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana, esta quinta-feira em Malabo, a capital da Guiné-Equatorial.
Assinalou, também, que esta é a primeira sessão do Conselho Executivo, desde que Angola assumiu, com responsabilidade, postura conciliadora, espírito de cooperação e com rigor, a presidência rotativa da UA, em fevereiro de 2025.
Lembrou, igualmente, que o Conselho Executivo, como pilar técnico e político da arquitetura institucional da UA, cumpre o mandato com profunda responsabilidade.
“Somos os guardiões do cumprimento das decisões da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo e catalisadores da integração continental, em harmonia com o Ato Constitutivo da União Africana", acrescentou.
Também é tarefa de Angola, acompanhar a implementação das políticas e das decisões estratégicas, para garantir a coerência entre os órgãos da União Africana e fazer acontecer as aspirações da Agenda 2063 da UA, mais conhecida por “África que Queremos”, segundo Téte António.
"Consideramos imperativo traduzi-las em ações concretas para o bem-estar dos nossos povos”, completou o ministro angolano das Relações Exteriores.
A reunião está a analisar, entre outros temas, o projeto de agenda da 7.ª Reunião de Coordenação Semestral entre a UA, as Comunidades Económicas Regionais e os Mecanismos Regionais, assim como o Relatório da 50.ª Sessão Ordinária do Comité dos Representantes Permanentes.
-0- PANA JA/DD 10julho2025