Agência Panafricana de Notícias

Angola regista sétima morte de covid-19

Luanda, Angola (PANA) – Angola registou a sua sétima morte e sete novos casos de covid-19, nas últimas 24 horas, perfazendo um balanço de 155 infeções confirmadas, desde o início da doença, em março último.

Os novos dados foram apresentados quarta-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, na habitual conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia, no país.

Mufinda explicou que os novos casos positivos são todos de transmissão local, dos quais cinco da cerca sanitária do bairro Hoji-ya-Henda, arredores da capital angolana, Luanda, e um contacto de um dos antigos pacientes.

O vínculo epidemiológico do sétimo caso está ainda em estudo, indicou o governante, precisando que, por seu turno, o doente falecido, 69 anos de idade, já se encontrava em estado crítico e tinha outras patologias.

Entre os novos testes positivos, estão um bebé de quatro meses e dois adolescentes de 12 anos de idade, todos residentes no Hoji-ya-Henda, assim como três mulheres, de 20, 37 e 69 anos de idade, residentes respetivamente nos bairros Hoji-ya-Henda, Talatona e Benfica, em Luanda.

A sétima infeção foi detetada num homem de 46 anos de idade também residente do Hoji-ya-Henda e que, juntamente com a mulher de 20 anos, são contactos do caso positivo nº 31 (“Caso 31”), do comerciante da Guiné-Conackry regressado a Angola, em março passado, proveniente da capital portuguesa, Lisboa.

Angola conta agora com 155 casos no total, dos quais três na província setentrional do Cuanza-Norte e os restantes na capital do país.

Os 155 casos confirmados contemplam sete óbitos, 64 curas e 84 internamentos em unidades sanitárias de referência, em Luanda.

Em quarentena institucional, estão 499 pessoas, enquanto 1.244 contactos e 460 casos suspeitos estão sob investigação, indicou o governante.

Nas últimas 24 horas, prosseguiu, foram feitos 465 testes, com sete positivos e 458 negativos, de um total de 16.419 amostras colhidas, desde o início da pandemia, sendo 155 positivas, 14.991 negativas e 1.273 ainda em processamento. 

Angola detetou os seus primeiros casos positivos de covid-19, em 21 de março deste ano.

-0- PANA IZ 18junho2020