Agência Panafricana de Notícias

Angola regista diminuição significativa de casos de doença de sono

Luanda, Angola (PANA) - Angola registou, nos últimos dois anos, uma diminuição significativa de casos de doença de sono, declarou recentemente em Cartum, a capital sudanesa, o diretor-geral do Instituto de Combate e Controlo das Tripanossomiases (ICCTI), Josenando Teófilo.

Este desempenho foi possível graças aos esforços feitos pelo Executivo angolano na disponibilização de meios humanos e materiais para realizar campanhas de rastreio e tratamento gratuito para as populações das zonas endêmicas, declarou Josenando Teófilo.

O responsável intervinha na 32ª Reunião do Conselho Científico Internacional para a pesquisa e combate à doença do sono, decorrida em Cartum de domingo à terça-feira última.

Acrescentou que, anualmente, técnicos do ICCT, organizados em equipas móveis, viajam até às zonas mais recônditas do país, afetadas pela mosca tsé tsé para procurar possíveis doentes e tratá-los, bem como intensificar a luta antivetorial com a fumigação e colocação de armadilhas.

Em declarações à Angop, o diretor-geral do ICCT, órgão sob tutela do Ministério da Saúde, disse que os delegados abordaram assuntos relacionados com a iniciativa PATTEC (Campanha Pan-Africana de Erradicação da Tripanosomíase e da Mosca Tsé Tsé) e os relatórios dos países sobre as suas atividades de luta e controlo das tripanossomíase humana africana (THA) e animal africana (TAA) .

Estavam também em discussão, segundo Josenando, o estado de investigação sobre a biologia, o controlo e a erradicação e das glossinas, o custo benefício relativo à erradicação e ao seu impacto bem como a importância da participação dos setores público e privado no controlo destas patologias.

Por outro lado, o chefe da delegação angolana foi eleito moderador das sessões sobre a THA nos dias 9 e 10 de setembro corrente com 26 apresentações que abordarão temas como "Integração das estratégias da luta antivetorial para eliminação da THA", "Cartografia relativa à doença baseada no sistema de informação geográfica" e "Diagnóstico sobretudo às novas tecnologias para um melhor desempenho".

-0- PANA ANGOP/DD 11set2013