Agência Panafricana de Notícias

Angola quer nvestidores japoneses no Corredor de Lobito

Luanda, Angola (PANA) - O Presidente de Angola e da União Africana (UA), João Lourenço, convidou, na manhã desta quarta-feira, em Yokohama, no Japão, investidores japoneses a  interessarem-se e investirem no “grande projeto transnacional do Corredor de Lobito”, soube a PANA de fonte oficial.

O chefe do Estado angolano lançou este convite quando discursava na Conferência e Exposição de Negócios, organizada pela Entidade do Comércio Externo do Japão (JETRO, sigla em inglês).

Garantiu que o Corredor de Lobito, na província de Benguela (litoral centro do país) vai revolucionar o transporte marítimo e o comércio internacional, por reduzir o tempo e os custos do transporte marítimo entre a Ásia, África, Europa e América.

"Em presença de tudo  o que já referi, quero dar realce ao facto de o Japão estar a desenvolver com Angola parcerias fundamentais no quadro da diversificação da economia angolana", disse.

Neste particular, João Lourenço destacou também os investimentos em infraestruturas como a construção de linhas de transmissão e sistemas de subestações na região do sul de Angola, o projeto do Porto de Moçâmedes (litoral sul) e muitos outros.

Disse que, durante a sua estadia no Japão, estas matérias farão parte de memorandos a serem rubricados com a JICA e com a Toyota Tshusho.

-0- PANA JA/DD 20agosto2025