Angola garante melhorar ambiente de negócios para portugueses
Luanda, Angola PANA - Presidente angolano, João Lourenço, declarou que o seu Governo está a trabalhar para"melhorar o ambiente de negócios em Angola", soube a PANA de fonte oficial.
O Presidente João Lourenço deu estas garantias sexta-feira última, em Lisboa(Portugal) que o Governo angolano trabalhou no sentido de melhorar o ambiente de negócios em Angola durante um encontro com empresários angolanos e português, na sede do Ministério local dos Negócios Estrangeiros, no âmbito da sua visita oficial aquele país europeu.E
“Estamos muito satisfeitos com a visita que estamos a realizar a Portugal. Visita de Estado, a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve em Angola em ocasiões diversas. O mesmo não é verdade em relação ao Presidente de Angola a visitar Portugal. Portanto, ele [Presidente Rebelo de Sousa] visitou muito mais vezes do que eu. De forma que entendemos que antes do Presidente Marcelo cessar as suas funções como Presidente português, eu tinha a obrigação de vir agradecer pela atenção que sempre demonstrou ter por Angola nos bons e maus momentos”, disse.
Afirmou que as relações entre os dois países são boas, muito boas mesmo, acrescentando no entanto que a amizade deve continuar a ser permanentemente alimentada.
“ É como uma flor bonita que, pelo simples facto de ela ser linda, não podemos deixar de regá-la, sob pena de ela deixar de ser linda. Então, a amizade é a mesma coisa. Temos que o fazer para que ela permaneça e se fortaleça”, ilustrou Lourenço, frisando que “portanto, é isso que estamos a fazer."
Quanto às troca de delegações aos mais diferentes níveis, técnico, ministerial, a nível dos chefes de Estado e de Governo, a nível empresarial, ele indicou que também existem trocas de delegações empresariais e a nível dos respetivos povos.
A seu ver, não é por acaso que as ligações entre Luanda (Angola) e Lisboa (Portugal) são diárias, havendo mais do que um voo por dia.
Prosseguir precisando que existem pelo menos, ou seguramente, 14 voos por semana a ligar Lisboa a Luanda e vice-versa.
Na sua ótica, isso reflete o quanto cada um dos países é importante para o outro. “Quão Portugal é importante para Angola e quão Angola é importante para Portugal”, realcou o estadista angolano.
“Angola vai fazer 50 anos da sua Independência a 11 de Novembro (de novembro 2025) Nós já estamos a comemorar este facto. Estivemos aqui há cerca de um ano para os 50 anos do 25 de Abril. É chegada a vez de fazermos o mesmo com a Independência de Angola. Vamos comemorar juntos. Os 50 anos de Angola não são para ser comemorados apenas por Angola, mas também por Portugal. Porquanto, conseguimos, há 50 anos cortar com uma relação que era injusta, em que um subjugava o outro”, enfatizou.
Disse que os dois países têm razões para comemorarem os 50 anos de Independência de Angola. “Portanto, Angola e Portugal juntos devem fazê-lo.”
-0- PANA JA/DD 26julho2025